item
campo grande O Rio de Janeiro  


O Bairro de Campo Grande

    A região é constituída de terras planas cercadas por montanhas a leste e pela bacia do rio guandu a oeste.

O bairro, que faz parte da Zona Oeste, ainda mantém resquícios de zona rural. Inicialmente foi área de engenhos de açucar, entretanto a pequena criação animal e as roças de verduras e frutas para o consumo local e o abastecimento da cidade, caracterizaram a economia da área por muito tempo, chegando ao final do século XIX com um grande número de chácaras e sítios arrendados a pequenos lavradores.

 Após a Segunda Guerra, multiplicaram-se as lavouras de hortaliças e culturas frutíferas, característica que marcaram a região até recentemente. A partir da década de 1950, com a abertura da Avenida Brasil, a região passa a integrar-se à malha urbana com a proliferação de loteamentos, situação esta que se estende aos dias atuais, em que Campo Grande se destaca pelo crescente processo de industrialização.

A partir da década de 1960, surgiram os distritos industriais em Campo Grande e Santa Cruz, resultando na instalação de grandes empresas, como a siderúrgica Cosigua-Gerdau, Casa da Moeda, a Michelin e a Vale-Sul, entre outras.

Historicamente, Campo Grande notabilizou-se por ter se desenvolvido de forma independente do resto da Cidade. É a Região mais populosa e com maior potencial de crescimento por diversas razões: situada nos limites do Município, foi favorecida desde os primórdios do nascimento do Rio de Janeiro por estradas que atravessaram sua planície; outros pontos positivos são os seus abundantes mananciais de água, as belas praias, a fertilidade de suas terras e, principalmente, a chegada de pessoas com vocação empreendedora. Iniciada com os jesuítas, essa vocação continuou com as culturas de café, de legumes e verduras, de laranjas, até à avicultura. Hoje, a Região apresenta grande potencial para o desenvolvimento de pólos de gastronomia , turismo ecológico e crescimento da industria imobiliária na criação de imóveis residendciais.

barrinha 

Chafariz na Cesario de Melo

corcovado  

Chafariz Rio da Prata


Centro Esportivo Miécimo da Silva

centro-comercial

O Centro Esportivo Miécimo da Silva (CEMS), localizado no bairro de Campo Grande, Zona Oeste da Cidade, é um dos maiores equipamentos públicos da América Latina, ocupando área de 64.000m². No local, foram realizadas as competições de caratê, squash, futebol feminino e masculino, patinação artística e de velocidade dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. O centro esportivo, que possui pista de atletismo, piscina olímpica e estádio de futebol, o Ginásio Algodão destaca-se como um dos mais modernos do Brasil. Totalmente climatizado e com capacidade para 4.500 espectadores, foi palco de grandes eventos, como o jogo de exibição de basquete entre os times do americano Magic Johnson e do brasileiro Oscar Schmidt, além de partidas da Seleção brasileira de futsal.




Mapa do Bairro de Campo Grande


Exibir mapa ampliado

Campo Grande Atletico Clube

 

O Campo Grande está sediado na zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. O título mais importante do Campusca foi a conquista do Campeonato Brasileiro de Série B, em 1982. Na atual temporada o clube disputa a segunda divisão do Carioca.

Seu estádio Ítalo de Cima de futebol, possui capacidade para 18 mil pessoas, foi palco de muitos jogos da história do futebol do Rio de Janeiro, mas atualmente não apresenta boas condições para a realização de partidas.

 

Cachoeira do Mendanha


 

Na Serra do Mendanha escoa o Rio Guandu do Sapê ,  No caminho, forma quedas-d'água de encher os olhos,os poços cristalinos e de quebra, divertidos escorregas na água sobre as pedras. A subida não é muito íngreme nem ensolarada, mas constante. O prêmio para quem vence o cançaso da caminhada são três cachoeiras gigantescas que desabam em poços profundos, ligados pelos escorregas nas pedras.

 Aproximadamente 40 milhões de anos (de fato 60 milhões de anos, conforme as datações Ar-Ar em laser-spot), um vulcão entrou em erupção na  Serra do Mendanha em Campo Grande, denominado "Chaminé do Lamego".

Video do Bairro de Campo Grande


        

 Links sobre o Bairro de Campo Grande


Outros Serviços

PÃO DE AÇUCAR   PASSAGENS AÉREAS HOTEIS RJ        PONTOS TURISTICOS


voltar