Madureira

  » CONHEÇA O MP10 » Mapas de Ruas » Detran » Empregos Já » Guia Rio » Câmeras de Trânsito  
Bairros
Apoio
























































































» Bairro

    
Madureira
  • Madureira é um bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. A população   é   basicamente de classe  média-baixa  e  classe  baixa, inclusive com algumas  comunidades  carentes  (favelas)  . Mas  os destaques  do  bairro ficam por conta de uma imensa  amplitude  de linhas  de  ônibus que  levam  a diversos lugares da cidade do Rio de Janeiro  e ,   principalmente ,   sua  variedade  de  estabelecimentos comerciais, sendo o segundo pólo comercial e econômico da cidade e o maior do subúrbio. O bairro é famoso por ser o berço da escola de samba Portela, a mais tradicional escola de samba carioca e a maior vencedora, esbanjando  21  campeonatos .   O bairro faz divisa com Cascadura ,   Cavalcanti,   Vaz  Lobo ,   Engenheiro  Leal ,   Turiaçu , Campinho e Oswaldo Cruz  (Rio de Janeiro) ,  e tem cerca de 50 mil habitantes ( embora sua população flutuante seja muito maior  que isso ).

História


  • No início do século XIX, o Rio de Janeiro, recém alçado à condição de sede do Reino, era fracamente povoado em seu interior, o chamado "sertão carioca". Esta região era composta por grandes propriedades rurais.
    Uma dessas fazendas era a do Campinho, situada na Freguesia do Irajá. Era proprietário da fazenda o capitão Francisco Ignácio do Canto, e arrendatário um boiadeiro de nome Lourenço Madureira. Com a morte do capitão, iniciou-se uma disputa judicial entre o arrendatário e a viúva do proprietário, Rosa Maria dos Santos, a qual saiu perdedora. Lourenço Madureira deteve a propriedade do imóvel até falecer, em 16 de fevereiro de 1851. Do desenvolvimento da fazenda surgiu a semente do que viria a se tornar no bairro de Madureira.
    Até essa época, o acesso àquelas paragens era feito a cavalo. Somente em 1858 é que os trilhos da Central do Brasil chegaram à região, mas a estação mais próxima era a do bairro vizinho, Cascadura. Foi preciso esperar até 1896 para que se construísse uma estação no local, a qual recebeu o nome de Madureira em homenagem ao boiadeiro.
    No ano de 1914 surgiu o primeiro clube de futebol da região, o Fidalgo Futebol Clube, que mais tarde daria origem ao Madureira Esporte Clube.
    Em 1916 os bondes a tração animal começaram a ser substituídos por bondes elétricos, processo que somente foi concluído em 1937. Nesse ínterim, foram criados os blocos carnavalescos que vieram a dar origem às três escolas de samba da região.
    Na década de 1960 foi construído o Viaduto Negrão de Lima, à época o maior do município.


  •                        Região essencialmente povoada pela classe média, fica compreendida entre  os acessos  da Estação Madureira, próximo  ao Viaduto Negrão  de  Lima  e  a  esquina da Estrada do Portela com  a Rua Clara Nunes (onde se situa a Portela). Nesta região,  se  situam diversos bares, alguns restaurantes, uma boate, além das Escolas de Samba    Portela  ,   Império   Serrano    e   Tradição ,    responsáveis  majoritariamente pela vida noturna do bairro.
    Podemos incluir no "Baixo Madureira", em direção a Deodoro: da Rua Mendes de Aguiar, O famoso Tem Tudo até a Praça do Patriarca que também possui esta mesma infra-estrutura de entretenimento, se situando próximo a Escola de Samba Tradição.

  • Atrações do Bairro

    Mercado de madureira

                Madureira  é  um  centro  comercial   que  possui   vários estabelecimentos, dentre os quais destaca-se um cuja história se confunde com a do próprio bairro:  o Mercadão de Madureira, no início uma grande quitanda de hortifrutigranjeiros.
    Em 1959 o presidente Juscelino Kubistchek inaugura o Grande Mercado de Madureira, que viria a ser chamado popularmente de “Mercadão”, contribuindo assim para que Madureira chegasse a ocupar o primeiro lugar no Rio de janeiro em arrecadação de ICMS.
    Após a abertura do CEASA, com toda criatividade o Mercadão diversificou seus produtos tornando-se conhecido pela grande variedade e preços acessíveis. Fixando assim conceito de popularidade.
    Em 2000 um incêndio destruiu todas as suas instalações. O Mercado que já havia conquistado a população do Rio de janeiro, em um movimento de reconstrução, com muita garra, determinação e solidariedade CONSEGUIU SER REINAUGURADO e com o empenho de todos é hoje o MAIOR MERCADO POPULAR DO BRASIL.
                             Mercadão de Madureira - site oficial

    Esporte, cultura, lazer e turismo

    Além do Madureira Esporte Clube e do Social Atlas Clube e da Câmara Comunitária de Madureira, têm sede em Madureira duas das maiores escolas de samba do Carnaval carioca: o Império Serrano e a Portela. O bairro foi cantado em verso e prosa por diversos intérpretes da MPB, tendo ficado famoso na voz de Clara Nunes e de Paulinho da Viola.
    Embora a batucada siga firme, o mesmo não se pode dizer das artes cênicas. A exemplo do que ocorreu em outros locais, os teatros de Madureira perderam espaço para os cinemas de rua e estes para os de shopping center, os quais, hoje, constituem-se numa das maiores opções de lazer da comunidade local.
    No aspecto religioso, a Igreja do Santo Sepulcro do bairro de Cascadura, que até a década de 1970 era um mosteiro de freis franciscanos, é um dos atrativos da região, juntamente com a Capela de São José da Pedra.

    Principais ruas do Bairro

    Avenida Ministro Edgar Romero:Começa na Rua Carolina Machado e termina no Largo de Vaz Lobo, onde se difunde pelas Avenidas Monsenhor Félix (principal do Irajá) e Vicente de Carvalho (principal deste bairro e uma das principais da Vila da Penha).
    Estrada do Portela: Começa na frente da Escola de Samba Império Serrano. É onde se localiza o Madureira Shopping e a parte mais residencial mais nobre do bairro. Esta via vai até o encontro da Estrada do Sapê com a Avenida dos italianos.
    Rua Conselheiro Galvão: É paralela a Estrada do Portela, seguindo pelo outro lado da linha férrea Belford Roxo.
    Rua Carolina Machado: Paralela a linha férrea Deodoro. Começa em Cascadura e segue até depois de Marechal Hermes, quase na Avenida Brasil.
    Rua João Vicente: Paralela a linha férrea Deodoro, no lado que dá acesso a Jacarepaguá, Vila Valqueire e Campo dos Afonsos.
    Rua Padre Manso: Liga a Avenida Ernani Cardoso ao Bairro de Madureira, próximo a um acesso do Viaduto Negrão de Lima.
    Viaduto Negrão de Lima: Integra o bairro, que é cortado por quatro linhas férreas.
    Rua Domingos Lopes: Liga a rua João Vicente ao bairro de Campinho / Jacarepaguá.
    Estação de Madureira - Principal estação ferroviária, dispondo do ramal parador Campo Grande e dos ramais diretos Santa Cruz e Japeri.
    Estação Mercadão de Madureira: Antigamente chamada de Estação de Magno, dispõe do ramal Belford Roxo.

    Capela de São José da Pedra
    Apesar de não fazer parte do roteiro turístico carioca tradicional, os visitantes da Capela de São José da Pedra, construída entre 1901 e 1904 e reconstruída em 1931, são brindados com uma visão panorâmica da região. Mas não sem antes vencerem os 366 degraus da escadaria construída na década de 1930.
    Segundo a tradição, em fins do séc. XIX, um grupo de caçadores subiu o morro buscando se abrigar da chuva. Lá, encontraram uma imagem de São José em cima de uma pedra. Ao interpretar o fato como um milagre, iniciou-se a devoção ao local onde foi erguida a capela.
    A escadaria somente foi construída em 1978, facilitando o acesso. Os fiéis que freqüentam a igreja gostam de lembrar que ela tem um degrau a mais do que a famosa escadaria da Igreja da Penha, no bairro da Penha.
    A Igreja de São Sepulcro fica no Bairro de Cascadura, bairro este que é "mãe" de Madureira.
  
     


Outros Sites



















































































* Relação de todos os sites da categoria no Rio de Janeiro *
   <<  VOLTAR                                                              Recomendamos: O Rio de Janeiro :: Empregos :: Guia Rex ::Classificados
                                                         Carnaval :: Esportes ::  Riobanner ::  Leilões ::  Jogos ::  Rio Busca ::  Imoveis
                                              Compras :: Guia do Rio :: Cartões Postais :: Ferramentas :: Cep Correios :: Pontos Turisticos